segunda-feira, 5 de abril de 2010

A JOGADA DA SEMANA (Abril #1)



Arsenal vs Barcelona, 31 de Março de 2010, 1ª mão dos Quartos de Final da Liga dos Campeões 2009/2010, Emirates Stadium.

Jogo digno de uma final europeia que decorreu a um ritmo electrizante. Se a 2ª mão decorrer a este ritmo, confirma-se: os Deuses do futebol estão mesmo loucos.

A jogada da semana é um autêntico “triângulo blaugrano” que nasce dos pés de um génio, de um médio que através da sua forma de jogar transmite de forma perfeita que o futebol é um jogo colectivo: Xavi.

Marcava no placard electrónico 5:30 da 1ª parte (1:02 do vídeo) quando Xavi pegou na “batuta” no meio campo do Arsenal e driblou para a direita, soltando-se do camisola 17 dos “gunners”, Alex Song. Enquanto o génio caminhava com a bola dominada, Pedro recuava no lado direito do ataque do Barcelona, fazendo com que o defesa esquerdo da equipa inglesa fosse atrás de si e avançasse em demasia em relação à sua linha defensiva, provocando um erro de posição no adversário. Ora, aqui Pedro fez de lobo.

E enquanto Pedro, sem bola, abria um buraco no lado esquerdo da defesa inglesa, Daniel Alves “dava à sola” em direcção à grande área. Posto isto, Xavi tirou a régua e o esquadro da mochila, achou as medidas em relação ao posicionamento de Daniel Alves e colocou pelo ar a bola no espaço vazio das costas da defesa inglesa. O brasileiro, que vinha em velocidade, recebeu o passe e com um segundo toque na bola, no interior da grande área, cruzou para o avançado Ibrahimovic que na cara do guarda-redes, ao contrário do que é habitual, rematou por cima da baliza.

Sem dúvida que a forma como este triângulo (Xavi – Daniel Alves – Ibrahimovic) foi desenhado, e sem esquecer o contributo importante de Pedro, merecia ter sido concluído em glória, com um festejo de golo no Emirates Stadium. Mas o futebol é assim mesmo.

A sublinhar: visão de jogo e qualidade de passe de Xavi, entendimento entre Pedro e Daniel Alves e antecipação do internacional sueco, que adivinhou o que se ia passar nos momentos seguintes assim que a bola saiu do pé de Xavi (reparar com mais pormenor na repetição). Ibrahimovic coloca-se em posição privilegiada deixando os jogadores do sector defensivo do Arsenal para trás. Excelente jogada de ataque do Barcelona.

Para a semana há mais destaques.

Até lá, muito “fair-play”!

0 comentários (clique para comentar):

Powered By Blogger